segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Programa Saúde na Escola contempla E. M. E. I. Tia Sirlei

Na última semana a Escola Municipal de Educação Infantil Tia Sirlei localizada na Rua Plínio Cortes Machado, no bairro Santo Antão, recebeu a Equipe de Saúde da Família (ESF) Turíbio Veríssimo para a implementação do Programa Saúde na Escola que contemplará cinquenta e três alunos. 

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, divididos em quatro blocos de atuação. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal, acuidade visual e auditiva e avaliação psicológica do estudante.

O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física.

O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. O último bloco de atuação do programa prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas.

De acordo com a Diretora da Escola Cledinei Ritter o projeto é um grande passo para proporcionar as crianças um atendimento de saúde com qualidade. “O Projeto Saúde na Escola vai contribuir preliminarmente com avaliação da saúde das crianças, aproximando mais as escolas das famílias, unindo assim a saúde e a comunidade” destaca a diretora.

As ações previstas no Saúde nas Escolas serão acompanhadas por uma comissão de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde. A Secretaria de Saúde através das Estratégias em Saúde – ESF será a responsável pelo atendimento a essas crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário