segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental promove o ‘‘ Circuito Preserve 2013’’

Na manhã deste sábado (05) cerca de 20 pessoas participaram da quinta edição do Circuito Preserve e a edição deste ano envolve o patrimônio histórico com um viés ambiental. A atividade faz parte das ações de educação ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento de Cruz Alta e está relacionada aos aspectos do planejamento urbano e ambiental do município, os quais estão vinculados ao Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental,sendo a Secretaria Municipal de Educação parceira deste evento.

 O Secretário do Meio Ambiente, Airton Becker, diz que “a intenção da atividade é de chamar a atenção da comunidade, tanto urbana quanto rural, da importância da preservação ambiental, e dentro dessa questão, entra principalmente a preservação das árvores”. A ação deste sábado estava programada para o dia 05 de junho, no mês do meio ambiente, mas devido ao mau tempo da época a ação foi transferida.

A coordenadora da atividade, Josiane Pillar, argumenta que o Circuito também busca trazer uma questão relacionada ao desenvolvimento da lei e do plano de arborização urbana. “Essa questão amplia os conceitos da sustentabilidade, perpassa por diversas reflexões: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. É preciso trabalhar todos estes aspectos juntos, não o histórico e o ambiental separados”.

A atividade iniciou às 9h no Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental, e os participantes seguiram o seguinte trajeto: Praça Erico Verissimo, Rua Pinheiro Machado e Calçadão – onde foi apresentado o projeto Profissão Catador e a Coleta Seletiva Solidária, Praça General Firmino de Paula, Solar Brandão, a árvore Jatobá – localizada próximo ao centro da cidade, visitam a árvore histórica presente no Museu Erico Verissimo e encerram distribuindo faixas de reflexão na Rua General Câmara, a mais arborizada da cidade.


Os participantes do Circuito ganharam camisetas exclusivas para realizar a atividade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário