quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto da IV CNIJMA E. M. E. F. Antônio Prevedello

A E. M. E. F. Antônio Prevedello que ficou com o 5º lugar no projeto IV CNIJMA (Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente), teve seu projeto escolhido abordando assuntos referentes ao ‘AR’, onde tinha como título ‘OS PERIGOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA ESCOLA ANTÔNIO PREVEDELLO E ARREDORES’. 

O trabalho desenvolvido teve como objetivo conscientizar os agricultores em relação ao uso indevido de agrotóxicos próximo a escolas rurais e o risco que estão expondo a comunidade escolar no período de aplicação dos venenos. Levar aos órgãos competentes a falta de sinalização na rodovia indicando que há uma escola e os malefícios causados pela poluição sonora causada pelos veículos que trafegam na rodovia, além de alertar o proprietário das terras que fazem divisa com o pátio da escola, sobre o perigo do agrotóxico na contaminação dos alunos da escola e fazer com que o agrotóxico seja usado de uma forma correta e consciente, sugerindo e treinando os agricultores para a substituição dos agrotóxicos pelos defensivos naturais, através de uma atitude sustentável de cuidados com o meio ambiente.

Após a identificação dos problemas, a primeira ação, será no combate do uso indevido dos agrotóxicos. A escola, professores e alunos, buscarão apoio de Universidades locais e EMATER, para reuniões de treinamento com os agricultores sobre os cuidados com a aplicação dos defensivos e sobre a substituição dos produtos químicos por defensivos naturais que não agridam os seres vivos. As entidades parceiras realizarão oficinas com os alunos e professores e posteriormente estes junto com os alunos, treinarão os produtores sobre formas alternativas de produzir os defensivos. Estes serão naturais e devem ser aplicado nos locais próximos as residências e escola, para que não provoquem contaminação química na fauna e flora local. 

Para o problema da poluição sonora, foram confeccionadas maquetes com material reciclado, pelos alunos com o objetivo de mostrar a falta de sinalização. Devido ao grande número de trafegabilidade de carros, caminhões, motocicletas, ônibus escolar, pessoas, há receios de acidentes. Por outro lado, não há respeito por parte dos motoristas e tão pouco cuidados com o fato de naquele local existir uma escola. Diariamente, as aulas são interrompidas em função de freadas, acelerações, som alto, buzinas, além do excesso de velocidade, tudo isso ocorrendo em frente da escola, enquanto os alunos chegam, saem ou estão em sala de aula. A maquete tem por objetivo, mostrar aos dirigentes municipais e órgãos de trânsito, os perigos e a poluição sonora a que os alunos são submetidos diariamente. As maquetes projetaram a escola como é hoje e a escola sinalizada. Além do descrito, para esta ação, será entregue ofício elaborado pelo COM-VIDA aos órgãos públicos solicitando a sinalização adequada, indicando a existência de escola no local, proibição de buzinas e som, e punição para aqueles que ultrapassarem a velocidade permitida, isto como forma de evitar maiores transtornos ou até mesmo acidentes fatais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário