segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Feira de Ciências e 2º Dia de Campo na E. M. E. F. Marcos de Barros Freire



Diversas atividades foram realizadas na tarde da última terça-feira (08) na E. M. E. F. Marcos de Barros Freire. Ocorreu a mostra das pesquisas científicas na 4º Feira de Ciências da Escola, além do 2º Dia de Campo: Sustentabilidade, Qualidade e Saúde da Família Rural, um  Projeto  realizado através de uma parceria entre a Unicruz (sob a coordenação da Profª. Rosane Félix através da articulação do GT – Social Leite), e a Emater/RS-ASCAR (a partir de seu Escritório Municipal em Cruz Alta e atuação da Extensionista de Bem Estar e Chefe do Escritório Rosita Heringer de Lima).



O evento busca desenvolver na escola uma filosofia de educação qualitativa através da formação de um educando consciente de sua cidadania, como agente transformador de sua realidade, onde a  missão na Universidade é promover a solidariedade e a cidadania através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, comprometida com a dimensão humana do conhecimento e a melhoria da qualidade de vida na comunidade local e regional. A finalidade da EMATER é estimular e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, que envolvam atividades agrícolas e não agrícolas, tendo como centro o fortalecimento da agricultura familiar, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

A Feira de Ciências proporciona aos educandos um ensino crítico reflexivo, democrático e participativo, tendo como fundamentação o desenvolvimento do potencial de cada participante, de forma individual e coletiva, nas diversas áreas do conhecimento. Vários grupos das séries finais da escola, abordaram temas referentes a Agricultura, plantas medicinais, Preservação da água entre outros, onde dois trabalhos serão selecionados para a mostra na II Feira Municipal de Ciências.

Ao longo do dia, mais de cem pessoas de diversas faixas etárias da comunidade se reuniram e em diferentes espaços de aprendizagem ocorreram atividades como rodas de conversa, oficinas, mateada cultural e também atividades físicas. Também houve exposições dialogadas durante a socialização de projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola. 


A ação contou com a colaboração de Coordenadores, Professores da Rede Municipal de Ensino e alunos voluntários da Unicruz. Em sua maioria, os mesmos são integrantes do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano – GIEEH e Núcleo do projeto Rondon.




Nenhum comentário:

Postar um comentário